A Xiaomi adicionou novos smartphones à sua lista de fim de vida (EoL), que inclui modelos Redmi e Poco, além dos modelos Xiaomi.
De acordo com a Xiaomi, aqui estão os modelos mais recentes da sua lista EoL:
- Poco M3 Pro 5G (PT, TR)
- Redmi Note 10 Pro (ID, EEE, Global)
- Redmi Nota 10 (TR)
- Redmi Note 10 5G (TW, TR)
- Redmi Note 10T (PT)
- Redmi Note 8 (2021) (EEE, EN)
- Xiaomi Mi 10S (CN)
- Xiaomi Mi 10 Pro (EEE, Global, CN)
- Xiaomi Mi 10 (TR, ID, EEE, IN, EN, Global, CN)
- Xiaomi Mi 10 Ultra (CN)
- Xiaomi Mi 11 Lite 5G (JP)
A adição dos referidos modelos à lista EoL da Xiaomi significa que eles não poderão mais receber suporte da empresa. Além de novos recursos, isso significa que os telefones não receberão mais desenvolvimento, melhorias de sistema, correções e patches de segurança por meio de atualizações. Além disso, eles podem perder algumas funcionalidades ao longo do tempo, sem mencionar que o uso contínuo de tais dispositivos representa riscos de segurança para os usuários.
Isso significa que os usuários dos referidos modelos teriam que atualizar imediatamente para dispositivos mais novos. Infelizmente, a maioria dos smartphones do mercado oferece apenas em média três anos de suporte em seus aparelhos. Samsung e Google, por outro lado, decidiram seguir um caminho diferente, oferecendo mais anos de suporte em seus dispositivos, sendo que estes últimos têm 7 anos de suporte a partir da série Pixel 8. OnePlus também se juntou recentemente aos referidos gigantes ao anunciar que seu OnePlus Norte 4 tem seis anos de patches de segurança e quatro atualizações importantes do Android.